Bem vindo!

Olá pessoal, bem vindos ao Blog Conhecendo e Aprendendo, aqui é um espaço para todos nós trocarmos experiências e aprendermos cada vez mais!Ao visitarem esta página fiquem a vontade em utilizar o material aqui disponibilizado, mas também deixem suas contribuições em forma de postagens, assim podemos melhorar o material e vocês podem dar sugestões! Fiquem a vontade a casa é nossa!

domingo, 27 de março de 2011

Atividades para 5ª série ou 6º ano

São atividades que poderão ser desenvolvidas com alunos da quinta serie ou sexto ano do Ensino Fundamental.

Trabalhar com preenchimento de tabelas, seguem algumas sugestões:



CESTA BÁSICA
Você sabe que alimentos costumam compor a cesta básica? Consulte seus pais para que possam responder juntos a esta questão.

Consulte as pessoas que moram com você sobre a quantidade de alimentos, como, carne, ovos, arroz, macarrão, óleo de soja, leite, etc consumidos durante uma semana na sua casa. Complete a tabela com as quantidades e os preços desses alimentos. Caso haja algum alimento que não seja consumido favor deixar em branco.

Número de pessoas na família: _______________
alimento
quantidade
Custo
arroz


macarrão


ovos


carne


leite


Óleo de soja


Papel higiênico



NA SALA DE AULA:
Calcule o gasto de sua família com esses produtos em uma semana.
Calcule o gasto de sua família em um mês. Considere que um mês possui 4 semanas.


ATIVIDADE PARA SALA: 
Fazer a pesquisa de preços utilizando os panfletos dos quatro supermercados, (uma tabela para cada estabelecimento), em seguida compare com o valor que foi calculado na atividade anterior e veja se houve economia ou não em relação à atividade realizada.
Em qual estabelecimento esta mais caro os alimentos que sua família consome?
Como você realizaria uma compra de modo a fazer o máximo de economia?



Estabelecimento 1
alimento
quantidade
Custo
arroz


macarrão


ovos


carne


leite


Óleo de soja


Papel higiênico



Estabelecimento 3
alimento
quantidade
Custo
arroz


macarrão


ovos


carne


leite


Óleo de soja


Papel higiênico



Estabelecimento 2
alimento
quantidade
custo
arroz


macarrão


ovos


carne


leite


Óleo de soja


Papel higiênico



Estabelecimento 4
alimento
quantidade
custo
arroz


macarrão


ovos


carne


leite


Óleo de soja


Papel higiênico




PARA CASA:
Trazer para próxima aula contas (já pagas) de água, luz e telefone, para realização de atividades em sala de aula.



OUTRAS DESPESAS BÁSICAS

Com as contas em mãos vamos preencher a tabela a seguir:

item
Despesas R$
Agua

Luz

telefone

aluguel

Total


Atividades:

Calcule o total de despesas mensais de sua família com os itens da tabela.

Calcule o total de despesas mensais de sua família juntando essas despesas mais as despesas da cesta básica.

Compare os resultados com os seus colegas, de preferência de colegas que possuam o mesmo numero de pessoas na família que o seu. Quem tem mais despesa com a cesta básica? Quem gasta mais energia elétrica?

Qual é a despesa mensal por pessoa em sua casa com os itens da cesta básica? E com os gastos das contas de água luz e telefone? E no total quanto é o gasto por pessoa?

PARA CASA:

Descubra o valor do rendimento mensal de sua família e calcule se é o suficiente para pagamento das despesas básicas totais.
Trazer de casa dois nome de tipos de alimentos que seu pai e sua mãe costumam comprar para a alimentação de vocês, ex: arroz, feijão, açúcar, óleo de soja, etc.




COMPARANDO PREÇOS, VISITANDO O SUPERMERCADO!

Vamos preencher a primeira coluna da tabela com o nome do alimento que vocês trouxeram, em seguida vamos sair para visitarmos os 4 estabelecimentos da cidade que vendem estes produtos.

Com as tabelas em mãos vamos visitar os 4 estabelecimentos que vendem produtos que compõem a nossa cesta básica e vamos escolher dois produtos (alimentos) de três marcas diferentes e preencher as lacunas da tabela, em cada estabelecimento vamos pesquisar as mesmas marcas e os mesmos produtos.

Alimentos
Preços estabelecimento1( ­_____________________________________)                       
Marca 1
Marca 2
Marca 3
Arroz



Macarrão





Alimentos
Preços estabelecimento2( ­_____________________________________)                       
Marca 1
Marca 2
Marca 3
Arroz



Macarrão





Alimentos
Preços estabelecimento3( ­_____________________________________)                        
Marca 1
Marca 2
Marca 3
Arroz



Macarrão





Alimentos
Preços estabelecimento4( ­_____________________________________)                       
Marca 1
Marca 2
Marca 3
Arroz



Macarrão





  1. Calcule o gasto da sua família calculando a compra no estabelecimento 1 , 2, 3, 4.
  1. Como você sugere uma compra inteligente, ou seja, qual produto compraria e em qual estabelecimento?
  1. Para economizar mais poderia fazer qual tipo de escolha entre os estabelecimentos?
  1. O que você acha da pesquisa de preços antes de realizar as compras?

PARA CASA:

PRAZO DE VALIDADE.
Selecione embalagens de produtos alimentícios que tenham data de fabricação e de vencimento da validade. Examine estas datas. De quanto tempo é a validade deste produto? Qual foi o produto que você pesquisou?
As vezes as embalagens tem a data de fabricação e o prazo de validade. Procure uma embalagem que tenha apenas a data de fabricação e calcule ate quando ela poderá ser utilizada.
Trazer para próxima aula panfletos de lojas de eletrodomésticos para a atividade da próxima aula, procure em jornais.




DE OLHO NOS FOLHETOS!

Procure nos panfletos que você trouxe preços de eletrodomésticos e móveis. Verifique se um mesmo produto da mesma marca, tem preços iguais em todas as lojas, ou se o preço varia.

Compare os preços das mercadorias à vista e a prazo.

Com as informações dos panfletos vamos preencher a tabela a seguir.

mercadoria
preços
Loja A
Loja B
Loja C
A vista
A prazo
A vista
A prazo
A vista
A prazo
TV






DVD






computador






celular






ventilador







  1. Qual a melhor forma de comprar cada um desses aparelhos: a vista ou a prazo? Justifique sua resposta.
  2. Qual é a diferença de preço da TV, comprando-se a vista em cada estabelecimento para a opção da compra a prazo?
  3. Se você fosse mobiliar seu quarto, quais dos aparelhos iria comprar? Onde você os compraria?  Quanto você iria gastar? Explique como você realizaria sua compra.






3 comentários:

  1. Olá Adriana,
    Parabéns o sue blog está muito bom.Gostei bastante das atividades, indicarei para os colegas realizarem em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. maneiro o melhor blog de aprendizagem ke ja vi legal proff. adorei willian

    ResponderExcluir
  3. Oi Willian, que bom que gostou, espere que tem mais novidade vindo por ai!!!
    Abraços prof Adriana

    ResponderExcluir