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sábado, 26 de março de 2011

Lista de atividades para introdução de conteúdos.

Trabalhar com textos para introdução de conteúdos matemáticos é uma forma de despertar a curiosidade dos alunos para os conceitos a serem estudados, promover mini-oficinas de matemática em sala de aula também é uma boa estratégia para dinamizar o ensino e tornar as aulas mais chamativas.

Segue uma sequência didática elaborada para o projeto medindo o ambiente escolar, foi o primeiro ano do projeto:


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SÉRIE: 6ª SÉRIE (ou 7º ano)

Eixo: GEOMETRIA E GRANDEZAS E MEDIDAS
Conteúdos:
  • Perímetro;
  • Área de figuras planas;
  • Medidas de comprimento para aplicação em resolução de problemas;
Tempo de realização da seqüência: 6 aulas.
Justificativa:
Deficiência dos conteúdos apresentados nos resultados do PAEBES e prova Brasil.
Objetivos:
  • Utilizar a visualização e o raciocínio espacial na analise de figuras geométricas e na resolução de problemas geométricos e de outras áreas da matemática;
  • Compreender o conceito de comprimento e largura como dimensões do plano para ser aplicado na resolução de problemas de área e perímetro;
  • Estabelecer conexões entre os campos da matemática e entre esta e as outras áreas do saber;
  • Reconhecer as unidades que medem comprimento e áreas e utilizá-las para os cálculos na resolução de problemas;
  • Relacionar as unidades de medidas e os instrumentos de medidas;
  • Calcular a área e o perímetro de retângulos e quadrados;
  • Conceituar área como medida de superfície;

Material utilizado:
Jornal (ou cartolina, ou papel cartão, ou E.V.A.), régua, tesoura (sem ponta), cola e instrumentos de medidas diversas (fita métrica ou outros).

 Proposta metodológica
Em sala de aula inicialmente, trabalhar com os alunos de maneira a despertar o interesse e a curiosidade pelo assunto fazendo uma abordagem interdisciplinar sobre a área da pele que temos no corpo, ligando o conteúdo de matemática à dermatologia e a disciplina de Biologia. Na aula seguinte, levar os alunos subdivididos em grupos a sala de informática para pesquisa histórica das unidades de medidas de comprimento, bem como os diversos profissionais que usam a matemática em suas profissões. Em sala de aula novamente o professor corrige os exercícios e propõe uma discussão sobre os dados obtidos na pesquisa. Foi feita ainda, uma sugestão de avaliação diagnóstica em relação ao conteúdo da seqüência didática. Em grupo, os alunos irão medir os diversos ambientes da escola. Finalizando vão reproduzir esses ambientes medidos em uma planta baixa.
Em sala de aula o professor deve optar pelo trabalho cooperativo, subdividindo os alunos em grupos para que haja colaboração entre eles na aquisição do conhecimento, desenvolvendo o trabalho em equipe. 

1ª etapa:
Em sala de aula o professor vai propor o texto “flor da pele” para introduzir o assunto, propondo uma leitura coletiva e em seguida uma discussão em sala para uma possível interpretação dos dados matemáticos do texto.

Referencia da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.afh.bio.br/sentidos/img/sentidos%2520pele.jpg&imgrefurl=http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos10.asp&usg=__fhbya5-akPokydJ2QuWQgR4ZnTc=&h=488&w=723&sz=96&hl=pt-br&start=3&sig2=COn8gbLPoBmDos6WZb1eFg&zoom=1&tbnid=4RZY10QjLWTRhM:&tbnh=94&tbnw=140&ei=DBePTYH8FIy50QHV4-zDCw&prev=/images%3Fq%3Dpele%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1032%26bih%3D626%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1
À Flor da pele
Em apenas 1 cm² de pele existem em média 300 pelos e 150 poros.
Também há 150 glândulas de suor e 70 terminais nervosos.
Um corte profundo mostraria 12 sensores de calor e 200 de dor.
Considerando o corpo inteiro, a pele de uma pessoa chega a pesar 5 kg e tem uma área total de 18 m².
Superinteressante, São Paulo: Abril, ano16, nº 14, abril 2001, pág. 18.

  1. Quantos pelos existem em nossa pele quando a área é de 1cm²? E quantos poros há nesta mesma área?
  2. Quantas são as glândulas de suor e quantos são os terminais nervosos em 1 cm² de pele?
  3. Num corte veríamos quantos sensores de calor? E quantos de dor?



PARA REFLETIR:


  1. Você consegue imaginar qual a área que poderia ser coberta com a quantidade de pele que temos em nosso corpo?
  2. Como seria se invertêssemos e em vez de 200 sensores de dor e 12 de calor, tivéssemos 200 sensores de calor e 12 de dor?

TAREFA DE CASA:
RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO TEXTO:
  1. Quantos pelos teremos em 10 cm² de pele?
  2. Quantos poros terão em 15cm² de pele?
  3. Quantas glândulas de suor teremos em 5cm² de pele?
  4. Quantos sensores de dor serão vistos em 10cm² de pele?
  5. Quantos sensores de dor teremos em 50cm² de pele?
  6. Elabore uma situação problema baseado no texto.
2ª etapa:
No laboratório de informática alunos serão subdivididos em duplas o professor propõe uma pesquisa relacionada aos seguintes temas:
  • Surgimento do metro no sistema de medida;
  • As unidades de medidas de comprimento e largura mais utilizadas;
  • As principais unidades de medidas que expressam área;
  • Quais os profissionais que utilizam conhecimentos de medidas em seu dia a dia;
Neste momento o professor poderá relembrar o texto utilizado na aula anterior, para que possa relacionar a matemática com os profissionais da área de biologia e saúde.

3ª etapa:
Em sala de aula o professor vai corrigir os exercícios propostos na 1ª etapa e em seguida vai propor um debate sobre a pesquisa realizada na 2ª etapa, onde os alunos irão expor os dados obtidos, neste momento o professor pode mediar corrigindo possíveis incoerências.

4ª etapa:
Em sala de aula o professor vai propor uma avaliação diagnostica individual sobre o assunto da sequência didática. Segue uma sugestão para a avaliação, que deverá ser entregue ao professor no final da aula. (a avaliação fica por conta do professor, se vai aplicar uma lista de atividades, ou uma encenação teatral, nesta hora o que conta é a criatividade).
PARA CASA
Os alunos deverão trazer na próxima aula os seguintes materiais: Jornal  velho de preferência (ou cartolina, ou papel cartão, ou E.V.A.), régua, tesoura (sem ponta), cola e instrumentos de medidas diversas (fita métrica ou outros).



5ª etapa:
Separe os alunos em grupo com quatro componentes cada, e com o material solicitado na aula anterior, os alunos irão construir quadrados com área igual a 1  m².
Em seguida delimite o ambiente que cada grupo irá medir dentro da escola.

DICAS:
  1. neste momento o professor poderá variar os ambientes a serem medidos.
  2. O professor pode construir seu próprio esquadro, garantindo o formato quadrado da atividade. Dobre uma folha de papel A4. Use–o como molde em um papel cartão, pois com um material mais resistente a ferramenta será melhor utilizada.




6ª etapa:
Em sala de aula com as medidas em mãos, o professor deverá pedir aos alunos que desenhem o ambiente medido, reproduzindo uma planta baixa com o papel quadriculado, utilizando escalas.

OBSERVAÇÃO:
Se a escola não dispuser de papel quadriculado, peça aos alunos que providenciem.

 Referências Bibliográficas:
CENTURION, Marilia. Novo Matematica na medida certa. 5ª serie S.P. Scipione, 2003.
JAKUBOVIC, José. Matematica na medida certa. 6ª serie. SP. Scipione, 2002.
ANDRINI, Alvaro. Novo praticando matemática. SP. Editora do Brasil, 2002.








TEXTO PARA ESTUDO SOBRE OS NÚMEROS NO DIA A DIA.


TEXTO REFLEXIVO SOBRE CÓDIGO DO CONSUMIDOR


O código do direito do consumidor se originou nosa Estados Unidos por volta do ano de 1891 concretamente, porém há rumores históricos contam que ele ja existe desde a Babilonia com o Código de Hamurabi, passando pela Grécia, Roma e Egito.
Instituído pela Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, gerando importantes mudanças que, no decorrer dos anos 90 e na primeira década do século XXI, mudaram consideravelmente as relações de consumo, impondo uma maior qualidade na fabricação dos produtos e no próprio atendimento das empresas de um modo geral.
O Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) é um órgão brasileiro de defesa do consumidor, que orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscaliza as relações de consumo.
Ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende ou presta um produto ou serviço, e quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local. O Procon pode ser estadual ou municipal, e segundo o artigo 105 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
O Procon é estabelecido primeiramente pelo governo estadual. A partir da criação deste Procon, são criados outros Procon's nas cidades do estado. Nem todas as cidades de um estado possuem um escritório do Procon. Nesses casos, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo da sua cidade. Todas as capitais do Brasil possuem uma filial do Procon. No caso do municipio de Santa Leopoldina o PROCON mais próximo se econtra na capital do estado do ES, Vitória.

VOCE SABERIA RESPONDER?

  1. ONDE SE ORIGINOU O MOVIMENTO MUNDAL EM DEFESA DO CONSUMIDOR?
  1. EM QUE LEI ENCONTRA-SE O CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR? VOCÊ SE CONSIDERA UM CONSUMIDOR? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA?
  1. QUANDO FOI QUE O BRASIL INSTITUIU O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR?
  1. O QUE SIGNIFICA A SIGLA PROCON? ONDE SE LOCALIZA O PROCON MAIS PROXIMO DA SUA CASA?
PARA CASA:
  1. Ao anoitecer quando seus familiares chegarem em casa pergunte a eles e registre a resposta da seguinte questão:
  2. Você já se sentiu prejudicado em alguma compra? Já fez alguma reclamação ao PROCON?



Um comentário:

  1. obrigada,epodedeixar que vou usar suas idéias de estar escrevendo mais textos assim obrigada bjss... pamella!!!

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